Segurança do Trabalho: Conscientize seus colaboradores neste Abril Verde

Acontece na REP
Compartilhar

Neste mês, apoiamos uma importante campanha: o Abril Verde, que conscientiza as pessoas sobre a importância da segurança no trabalho. Acidentes no trabalho são motivo de preocupação tanto para as empresas como para os trabalhadores. Seja por desrespeito às leis ou negligência às normas de segurança, as consequências são diversas.

Confira qual a realidade das empresas brasileiras, os principais acidentes e como preveni-los:

Um acidente de trabalho pode ocorrer de maneira inesperada ou não, que interfere ou interrompe a atividade de trabalho, causando lesões, morte, perda ou redução da capacidade de trabalho. Consideram-se também acidente do trabalho as doenças ocupacionais, peculiares a determinadas atividades e as doenças do trabalho, adquiridas ou desencadeadas em função de condições específicas em que o trabalho é executado.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, e somente em 2022, foram registrados 612.920 acidentes de trabalho no país, dos quais 2.538 resultaram em mortes. A cada 48 segundos, uma pessoa sofre um acidente de trabalho. A maior parte dos acidentes fatais acontecem no setor de transporte rodoviário de carga, cerca de 13%; já o setor da construção civil foi responsável por 3% dos acidentes com mortes em 2022.

Segundo o Ministério da Previdência Social, alguns acidentes são mais comuns e atingem um maior número de trabalhadores. Entre os acidentes mais comuns estão quedas, choques contra objetos, choques elétricos, golpes provocados por ferramentas, fraturas, contusão e esmagamento, lesões por esforços repetitivos, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, estresse e ansiedade.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde, os setores que mais registraram acidentes de trabalho foram o hospitalar público e privado com 10% dos registros. Na sequência vem o comércio varejista com 3,5%, administração pública (2,6%), correios (2,5%) e construção (2,4%). Entre as profissões que mais sofrem acidentes estão os trabalhadores de linhas de produção, os técnicos de enfermagem, faxineiros, serventes de obras e motoristas de caminhões.

Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença: utilizar o celular com consciência, especialmente ao caminhar; manter a postura correta no posto de trabalho para evitar lesões; utilizar sempre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente em trabalhos perigosos; inspecionar regularmente os equipamentos de trabalho para garantir seu funcionamento adequado; e prestar atenção ao trajeto, utilizando corrimãos em escadas e áreas de risco.

Se você perceber que um colega ou colaborador está se arriscando, não hesite em conscientizá-lo. Proteger a si mesmo e à equipe é essencial para um ambiente de trabalho seguro. Junte-se à REP nessa jornada e faça parte dessa mudança positiva no mundo do trabalho. Sempre comprometidos com a segurança, estamos liderando o caminho para um futuro mais seguro para todos!

Inscreva-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.